Competências Clínicas de Comunicação


Sobre o fundamento do ato clínico 
Em que se fundamenta o ato clínico? Qual o grau zero da clínica? Como terá surgido, na história da humanidade, o momento clínico? Quando acontece a clínica?
A resposta a estas questões, ou seja, a caracterização da natureza do ato clínico, bem como do seu enquadramento ético, sustenta e baliza o que pode ser designado por competências clínicas.
Carl Friedrich von Weizsäcker, médico e filósofo alemão definiu o que, na medicina, considera o “ato médico fundamental”: um Homem está doente, possuído pelo desânimo, sente necessidade de ajuda e por isso chama o médico”.
O fundamento é, deste modo, um encontro que estabelece uma relação entre alguém impotente para se defender, que precisa de ajuda na luta pela integridade, e que, em desânimo e porventura com pudor, a procura, e alguém que se julga (e aquele julga) capaz de ajudar.
É pois um encontro, uma relação, uma ajuda que se pretende terapêutica.
O doente, ameaçado e em processo de luta contra a adversidade, reconhece necessidade de ajuda; o clínico responde a essa necessidade e apelo, utilizando as competências próprias que ajudam o doente a prosseguir essa luta, na defesa da sua integridade e individualidade.
O clínico não pode substituir o doente nessa luta; apenas tem competências que podem ajudar, reforçar ou acompanhar o processo. Mesmo a prescrição de um agente anti-infecioso só ajuda a resposta imunitária do doente. E, nesta limitação, o clínico percebe a nobreza do seu papel, na humildade do seu poder e na abnegação do seu ato.

Rui Mota Cardoso
(excerto da Introdução do livro)


Título
Competências Clínicas de Comunicação

Coordenação da edição
Rui Mota Cardoso

Autores
Ana Peixoto, Ana Simões, Ana Teles, Eva Osório, Filipa Ramalho e Silva, Helena Rodrigues, Irene Palmares Carvalho, Ivone Castro Vale, Joana Ferreira, Joana Monteiro, João Saganha, Luís Martins Correia, Margarida Figueiredo Braga, Marta Morais, Paula Valente, Raquel G. Martins, Raquel Pedrosa, Raquel Ribeiro Silva, Rita Cruz, Rui Mota Cardoso, Sílvia Gonçalves, Susana Almeida, Vanessa Pais

Edição
Unidade de Psicologia Médica
Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto


Apoio para esta edição
Fundação Calouste Gulbenkian

Contacto
Unidade de Psicologia Médica
Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Alameda Prof. Hernâni Monteiro
4200-319 Porto – PT
E-mail: psimed@med.up.pt
T. +351 225 513 672

ISBN 978-989-97953-0-3